Documentos para equipamentos de TI

Permissão de acesso administrador em equipamentos

O requisitante que necessitar acesso com perfil de administrador local em equipamentos institucionais deverá observar e cumprir as etapas descritas a seguir:

1. Abertura de chamado

O requisitante deverá abrir um chamado junto ao Departamento de Coordenação de Tecnologia da Informação, contendo as seguintes informações:

OBS: A justificativa técnica fundamentada deve detalhar a necessidade operacional, os critérios técnicos que exigem o acesso e as medidas adotadas para garantir a segurança e a integridade do ambiente tecnológico e do equipamento.

2. Avaliação do requerimento

Após a abertura do chamado, o pedido será submetido à análise técnica da Coordenação de Tecnologia da Informação e da Coordenação de Suporte Técnico. Ambas emitirão um parecer favorável ou desfavorável diretamente no chamado.

Caso o parecer seja desfavorável, o chamado será encerrado, e a permissão não será concedida.

2. Cadastro do requerimento no SIPAC

Com a avaliação técnica favorável, baseada na justificativa apresentada, e com a concordância dos termos do documento por parte do requerente, a equipe da Coordenação de Suporte Técnico registrará o documento denominado "Termo de Compromisso de Administrador", anexo à presente página, no sistema SIPAC, para ser incluído no Processo Administrativo nº 23349.000182/2025-40 - Processo para controle dos termos de compromisso e responsabilidade para utilização de conta de usuário administrador local em equipamentos institucionais

3. Coleta de assinaturas e entrega do equipamento

O documento será encaminhado para a fila de assinaturas, para ciência e apreciação da Chefia Imediata e da Direção Geral. Somente após a coleta de todas as assinaturas, o equipamento estará disponível para receber o perfil de administrador.

ATENÇÃO: Em caso de indeferimento por qualquer instância avaliadora (Coordenação de Tecnologia da Informação, Coordenação de Suporte Técnico, Chefia Imediata ou Direção Geral), a liberação da conta de administrador local será automaticamente negada e o equipamento será entregue com o padrão da Coordenação de Tecnologia da Informação.

Laudo técnico para equipamentos

Esta página disponibiliza dois modelos padrão para elaboração de laudos técnicos (memorando) relacionados a equipamentos de informática:

Os textos já estão estruturados e as informações específicas devem ser alteradas apenas nas seções indicadas entre colchetes "[ ]", como número de patrimônio, responsável, tipo de dano ou justificativa.

Essa padronização busca garantir a uniformidade, a clareza e a agilidade nos trâmites internos de patrimônio em todos os campi.

1. Modelo I:


ASSUNTO: Encaminhamento de laudo técnico de equipamentos inoperantes para análise e providências do Setor de Patrimônio.

À

Coordenação de Patrimônio

A Coordenação de Suporte Técnico, vinculada à Coordenação de Tecnologia da Informação, informa a análise técnica do(s) seguinte(s) equipamento(s) institucional(is):

Segundo [relato verbal/email/outro] do responsável, o(s) equipamento(s) apresentou(aram) problema(s) decorrente(s) de:

[Descrição resumida do ocorrido]

Após análise técnica preliminar realizada pela equipe de suporte, foram efetuados os seguintes procedimentos:

Resultado da análise:

Cabe destacar que o departamento de suporte não dispõe de equipamentos laboratoriais especializados para diagnóstico eletrônico aprofundado, como ferramentas capazes de identificar com precisão os condutores ou componentes danificados nos circuitos internos.

Situação do(s) equipamento(s):

Disponibilidade de peças de reposição:

Conclusão:

Diante do exposto, encaminhamos o presente laudo técnico para ciência e providências do Setor de Patrimônio, conforme as normas institucionais vigentes, uma vez que o(s) equipamento(s) encontra(m)-se inoperante(s) e sem viabilidade de reparo.


2. Modelo II:


ASSUNTO: Encaminhamento de laudo técnico de equipamentos obsoletos e inservíveis para desfazimento ou baixa no patrimônio.

À

Coordenação de Patrimônio

A Coordenação de Suporte Técnico, vinculada à Coordenação de Tecnologia da Informação, informa a análise técnica do(s) seguinte(s) equipamento(s) institucional(is):

Após análise técnica realizada pela equipe de suporte, verificou-se que o(s) equipamento(s) apresenta(m) as seguintes condições:

Estado físico: [Descrição do estado – exemplo: desgaste excessivo, danos estruturais, etc.]

Funcionamento: [Descrição do funcionamento – exemplo: não liga, travamentos constantes, superaquecimento, etc.]

Situação do(s) equipamento(s):

Disponibilidade de peças de reposição:

Destaca-se ainda que as especificações técnicas do(s) equipamento(s) encontram-se defasadas em relação às demandas atuais de software e hardware institucionais, caracterizando situação de obsolescência tecnológica.

Conclusão:

Diante do exposto, encaminhamos o presente laudo técnico para ciência e providências do Setor de Patrimônio, recomendando o desfazimento do(s) bem(ns) conforme as normas de gestão patrimonial da instituição.


3. Modelo III:


ASSUNTO: Devolução de equipamentos ao Setor de Patrimônio.

À

Coordenação de Patrimônio

A Coordenação de Suporte Técnico, vinculada à Coordenação de Tecnologia da Informação, informa que o(s) seguinte(s) equipamento(s) institucional(is) está(ão) sendo devolvido(s) ao Setor de Patrimônio:

Motivo da devolução: [Motivo, ex.: mudança de setor, término de uso, reposição, etc.]

O(s) equipamento(s) encontra(m)-se em bom estado de conservação, porém não atendem mais aos requisitos mínimos exigidos de funcionamento pela Coordenação de Suporte Técnico e de Tecnologia da Informação. Apesar disso, o(s) equipamento(s) está(ão) em condições adequadas para possível doação, transferência para outra unidade ou outras destinações conforme necessário.

Solicitamos que o Setor de Patrimônio tome as providências necessárias para o recebimento e registro de devolução dos bens.